Por que a Falta de Diálogo no Relacionamento leva a separação

A falta de diálogo no relacionamento resulta em desencontros emocionais, desinteresse sexual, rotina, enfim, é capaz de levar a relação a uma situação insustentável e irreversível.

Deixar de ouvir o parceiro e se sentir desmotivada(o) a conversar repercute de maneira muito negativa em diversas áreas do relacionamento.

Para que a sua comunicação alcance sua finalidade é primordial que a mensagem que você quer transmitir chegue ao receptor, isso parece ser óbvio.

Apesar de óbvio, o que acontece na prática é que, na grande maioria das vezes, os casais não conseguem expressar o que sentem, nem tampouco o que necessitam um para o outro e muitas vezes a comunicação sai com vícios de linguagem capazes de obstruir parcialmente ou totalmente a compreensão da mensagem principal.

Às vezes, enquanto um está falando, o outro até está ouvindo, mas em vez de escutar efetivamente, muitas vezes o interlocutor está procurando argumentos para se defender ou defender seu ponto de vista sobre o tema da conversa.

Outras vezes, por mais que não seja essa a intenção, a comunicação sai em tons ofensivos e com um conteúdo abrangente demais e pouco específico para gerar o efeito desejado.

Estudos comprovam que a falta de diálogo é o motivo de separações entre casais

Foi feito uma pesquisa feita com 5.705 pessoas em 96 países, para detectar qual a maior causa de divórcios entre as pessoas. Os dados foram divulgados pelo American Psychological Association.

Essa pesquisa revelou algo que me chamou a atenção. Ela concluiu que a causa mais comum relatada por casais para o término da relação é a falta de diálogo no relacionamento.

Por isso, resolvi escrever esse artigo para te ajudar a melhorar a comunicação entre você e seu parceiro(a) e acabar com a falta de diálogo no relacionamento.

Falta de Diálogo no Relacionamento: Por que deixamos de falar ou ouvir

Como colocado acima, a maioria das vezes a falta de diálogo no relacionamento se dá pelo simples fato de não saber abordar/falar ou até mesmo não saber ouvir.

E conforme pesquisas que eu tenho feito, muitos dos resultados da falta de diálogo se dão devido aos exemplos abaixo:

1 – Pelo simples fato de o parceiro não saber ouvir, por isso, o diálogo desapareceu na relação.

2 – Pelo fato de a pessoa não saber falar, ou seja, aborda os assuntos de forma impulsiva, violenta e agressiva.

Pode notar que ambos podem estar ligados um ao outro e o casal entrou em um ciclo vicioso e não sabe como sair.

No exemplo 1, a pessoa pode não saber ouvir, pois você pode estar abordando os assuntos conforme exemplo 2, ou seja, de forma agressiva.

Se você não sabe falar, só fala gritando, cobrando, ninguém vai te ouvir. Repense isso!

Óbvio que existem várias questões que devem ser avaliadas aí. Por exemplo, a pessoa ser tímida, insegura e ter medo de perder, pode acarretar dela não conseguir falar o que lhe incomoda, por medo de perder o parceiro.

Por fim, acaba perdendo, pois chega um momento que não aguenta mais engolir tantos sapos.

Para te ajudar coloquei aqui abaixo algumas regras que irão a te ajudar como abordar e a falta de diálogo no relacionamento ficar para trás.

Regras de Ouro para acabar com a Falta de Diálogo no Relacionamento

Regra 1:

  • Sempre que quiser falar algo, fale o que você quer e não o que você não quer.

Regra 2:

  • Sempre que for fazer uma queixa, fale como você está se sentindo, em vez de acusar alguém pelo que você está sentindo.

Regra 3:

  •      Evite a palavra você nas conversas, para apontar defeitos ou erros do parceiro.

Regra 4:

  •      Quando quiser falar sobre alguém, fale sobre o comportamento da pessoa, não sobre a pessoa em si.

Regra 5:

  •      Evite as generalizações e busque evidências quando quiser afirmar algo sobre alguém, ou sobre alguma situação.

Regra 6:

  •      Evite deduções baseadas na intuição. Se tiver alguma intuição, busque fatos que possam confirmá-la, ou correrá o risco de julgar as pessoas de forma indevida.

Regra 7:

  •      Evite as palavras “sempre”, “nunca”, “toda vez” na sua comunicação. Em regra elas transmitem algum tipo de generalização.

Regra 8:

  •     Quando estiver dialogando sobre algo, atenha-se a falar sobre um tópico de cada vez. Assim você evita que a conversa tome um rumo não desejado e mais estressante.

Regra 9:

  •    Quando tiver que dizer não, seja clara. Quando um sim ocupa o lugar que era do não, normalmente ele traz consigo a raiva, a culpa, ou a frustração.

Regra 10:

  • Evite fazer perguntas fechadas, do tipo em que a resposta é apenas sim, ou não. Procure fazer perguntas abertas, para que a pessoa possa falar livremente o que deseja sobre o tema.

Regra 11:

  • Quando for se comunicar sobre um problema do casal, procure antes identificar e assumir a parcela da responsabilidade que lhe cabe no problema. Assim, você reduz as defesas da outra pessoa.

Regra 12:

  • Procure, sempre que possível, transmitir sua mensagem comunicando o que você sente e o que você deseja na situação relatada na comunicação, em vez de criticar, ou apenas reclamar.

Regra 13:

  • Use a empatia para transmitir que você tem consciência das dificuldades da outra pessoa na configuração do problema.

Regra 14:

  • Evite o tom educador, ou de censura na sua linguagem: não tente ensinar algo, como se você soubesse mais que seu parceiro, se ele não solicitar. Esse tom de superioridade intelectual pode bloquear a comunicação. Limite-se a falar como se sente e o que deseja.

Regra 15:

  • Evite críticas, xingamentos, rótulos, desprezo e julgamentos negativos.

Regra 16:

  • Evite culpar o parceiro, evite chantageá-lo, evite ameaças. Todos esses elementos bloqueiam a comunicação.

 

Com essas regras, você pode se comunicar e falar qualquer coisa e em qualquer situação no relacionamento, que as chances são grandes de que consiga transmitir o que deseja de forma clara e a falta de diálogo no relacionamento não será mais um problema para você.

Pode até ser que seu parceiro, pelo hábito, ou pelo temperamento, mantenha-se anda fechado no instante imediato da conversa, mas é muito provável que a semente da mensagem tenha sido bem plantada e comece a fazer efeito nos dias que se seguirem.

No começo seu parceiro pode estranhar sua mudança na forma de comunicação, mas não desista de utilizar as regras apresentadas. Eles serão responsáveis por uma verdadeira faxina em relação aos vícios de linguagem que porventura existam em sua comunicação.

 

Espero ter lhe ajudado. Gostou? Comenta aqui qual dessas regras você precisa implementar agora mesmo.

 

Compartilha!

 

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Texto excelente. Dicas muito práticas e que realmente tem impacto no dia-a-dia dos casais.
    Procuramos sempre manter uma comunicação aberta no nosso relacionamento. Acreditamos que isso seja a melhor forma de mantermos nosso relacionamento saudável.

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.