Você sente falta de desejo, falta de libido e está em busca de aumentar a vontade de ter relação? Então, esse artigo é para você. Não tem como aumentar a vontade de ter relação sem antes entender onde ocorre essa falta, em qual fase do ciclo de resposta sexual você precisa melhorar. Para isso você precisa entender que existem 4 fases de resposta sexual: desejo, excitação, orgasmo e resolução. Qual fase você precisa melhorar para aumentar a vontade de ter relação?
O ciclo de resposta sexual é um conjunto de alterações físicas e psicológicas que seguem uma sequência previsível e que são desencadeadas por estímulo erótico.
Com os estudos dos dois sexólogos americanos, Masters e Johnson (1966), juntamente com o da Helen Kaplan (1974), se instituiu um modelo linear da atividade sexual que se divide em 4 etapas (ciclo de resposta sexual), assim como acontece nos animais: Desejo, excitação, orgasmo e resolução.
Porém, alguns estudos começaram a acontecer em relação ao feminino, por começar a perceber uma diferença nessa resposta sexual. A mesma não acontecia da mesma forma que acontece com os homens, que é 100% linear, ou seja, depois que acontece o orgasmo o homem precisa de um momento que chamamos de período refratário para que ele volte a iniciar esse ciclo lá do início novamente. E para a mulher isso não acontece. Você vai entender logo mais abaixo.
Quem trouxe essa teoria/conhecimento foi a Dra. Rosemary Basson (2004) onde ela explica esse ciclo de resposta sexual feminino e ela demonstra que para as mulheres a motivação para o sexo é diferente. Enquanto, que para os homens basta hoje em dia trocar nudes ao longo do dia para libertar a tensão sexual, para a mulher ela precisa do bem estar, do contato, da intimidade, ou seja, uma satisfação sexual que pode ser física, através do orgasmo e/ou uma motivação emocional.
Sempre digo que para nós mulheres somos como um fogão a lenha, que vai esquentando aos poucos e precisa ir ascendendo a chama com atitudes. E quanto mais estímulos não sexuais, mais suscetíveis ao sexo ficamos. Mais a mulher consegue se sentir preparada para pegar fogo e mostrar pra que ela veio. Isso chamamos de preliminares.
Então, não adianta somente fazer um sexo oral nos 5 minutos antes da transa e querer estar com prazer ou vontade. Não funciona assim. Pode até funcionar, mas a mulher tem que querer muito que seja assim naquele momento.
Essa ideia de que o sexo começa na cama é um grande erro que os casais cometem. Sabe como o prazer funciona para a mulher? É exatamente através desses estímulos não sexuais, ou seja, quando o homem leva o lixo para ela para fora, quando o homem dá atenção aos filhos, quando o homem manda mensagem perguntando se ela está bem ou precisando de algo, pois dessa forma a mulher se sente mais segura, cuidada por aquele homem estar interessado nela como pessoa.
Um experimento feito em Amsterdam mostra o aumento sanguíneo automaticamente na vagina quando a mulher assiste a um filme erótico. Mesmo que a mulher não aceite ou sinta prazer imediatamente, o fluxo ocorre e a partir daí, é uma questão do comando cerebral dizer que SIM. Ou seja, aceitar ou não o prazer, pois seu corpo se prepara automaticamente quando é estimulado.
O segredo para você conseguir um orgasmo é seguir a fórmula do básica do sexo que é:
F+F= (Fricção + Fantasia), onde 10% é fricção (corpo) e 90% fantasia (mente).
90% é comando da mente, está tudo aí dentro, inclusive todas as crenças, tabus que te impedem de ter prazer. Então, se liberte e se permita, é sempre uma questão de escolha, de aceitar o prazer e deixá-lo fluir.
Por isso, se você não sente prazer, saiba que nem sempre esse problema está relacionados a ter dificuldades para gozar. A dificuldade por exemplo, pode existir por algum problema na etapa 1, o desejo, que você já nem está permitindo existir. Está percebendo já como é importante o autoconhecimento para entender como aumentar a vontade de ter relação? Por isso, você precisa entender como funciona esse ciclo de resposta sexual.
Bom vou detalhar aqui a importância das 4 etapas para você se entender melhor e encontrar aí qual fase você precisa melhorar e conseguir aumentar a vontade de ter relação e chegar lá:
Para aumentar a vontade de ter relação
Fase 1 – Desejo
É aqui que tudo começa. Aqui que você olha para alguém que te atrai e te desperta o interesse, que é acionado pelo cérebro que libera a dopamina, neurotransmissor responsável pelo prazer.
Mas o desejo é subjetivo, ele varia de pessoa para pessoa. Ele é iniciado através da fantasia, da nossa imaginação, da nossa criatividade e de estímulo dos nossos sentidos.
Vale destacar aqui que para os homens o estímulo visual é mais aguçado e para as mulheres o estímulo do tato.
E é aqui que mora um problema nos casais onde a relação já caiu na rotina, eles não se olham mais e sequer se tocam. Inclusive se ainda o fazem, já não é mais com a mesma vivacidade e paixão lá do início da relação.
A questão hormonal influencia também na questão do desejo. Nas mulheres os hormônios responsáveis são a testosterona e o estrogênio e no homem a testosterona. Portanto, vale sempre o acompanhamento médico para saber se está tudo ok por aí nessa questão hormonal.
Fase 2 – Excitação
Aqui após sair dessa fase mental que é a do desejo, onde já se iniciou com as preliminares, como já expliquei acima que não se baseia somente nos 5 minutos antes da transa, mas sim daquela parte da conquista, do falar baixinho no pé do ouvido, do toque, do beijo, das trocas de carícias, etc.
A partir daí inicia-se a fase de demonstração física onde nas mulheres, por exemplo, os mamilos se enrijecem, os seios tem um pequeno aumento, o clitóris entra em ereção e os lábios ficam inchados. A vagina se enche de sangue produzindo um fluido que lubrifica suas paredes e se alonga. Essa lubrificação é produzida pelas glândulas de Bartolin. Ela tem a espessura de um fio de cabelo e é rodeada de músculos e se você tem essa musculatura fraca, você não consegue produzir bem a lubrificação. Na entrada do canal vaginal, aproximadamente nos 3 primeiros dedos, a vagina naturalmente se contrai para produzir a lubrificação e lá no fundo se alarga ampliando o canal vaginal de 10 a 17cm para facilitar o caminho dos espermatozoides.
Note que para haver a lubrificação, há todo o trabalho da musculatura da região pélvica, por isso, a importância da prática do Pompoarismo, que você ao clicar no link acima será redirecionado ao artigo onde falo de alguns exercícios que você poderá começar a praticar nesse instante.
A parte sensível da vagina se situa em volta do seu orifício, na sua parede superior e no centro do complexo clitoriano. Segundo a teoria o “Ponto G” se encontra nesse local, na parede vaginal, ao lado da uretra. Mas também difícil de afirmar, pois grande parte das mulheres nunca o encontraram.
Nos homens a demonstração física se dá através do pênis que fica ereto e rígido, testículos e glande há um pequeno aumento, bolsas escrotais menos rugosas, aumento de sensibilidade nos mamilos e expulsão de líquido pré-ejaculatório.
Percebe que, senão há o estímulo na etapa do desejo, não tem como ficar excitada? Claro! Já foi pulada a fase da conquista/desejo, como vai estar excitada? Não tem como! A partir daqui você já começa entender como aumentar sua vontade de ter relação.
A falta de desejo acontece muito nas relações de longo prazo, que por conta da rotina, vão deixando de lado essa etapa tão fundamental para ambos e entrando no modo automático do “ir direto para o vamos ver”.
Para a mulher é muito fácil a perda da excitação, pelo fato dela ficar com a cabeça a mil, pensando em tudo, menos concentrada ali no bem bom. Como por exemplo, pensar no filho, na mãe, no que tem que fazer depois, como foi o dia, etc. Já para o homem, eles geralmente têm o foco em uma coisa ao mesmo tempo. Então, nesses 10 ou 15 minutos que ele tem ali para gozar, ele vai lá e goza.
O tempo que se leva para preparar a vagina, ficar lubrificada, excitada, e ter uma relação sexual de qualidade, leva em torno de 15 minutos, e note que é nesse tempo que o homem muitas vezes já ejaculou e a mulher tá ainda começando a querer receber uma penetração. Tudo porque para a mulher o sexo está relacionado muito mais ao bem estar, ao contato, à intimidade, no contato, ou seja, uma satisfação pessoal.
E é aqui que os casais pecam, pois pulam esta etapa das preliminares que já citei acima. Muitas vezes, porque você mesma não ensinou ao seu parceiro a maneira que você gosta de ser tocada, o que te excita.
Algumas pesquisas demonstram que a grande maioria das mulheres que estão em relacionamentos muito longos, não pensam em sexo ao longo do dia, elas são mais neutras e a partir daí iniciam a relação sexual sem ter o desejo. Ou seja, a mulher pode receber o estímulo, ficar excitada e esse desejo só vir depois e só então sentir motivação para atividade sexual.
Então, amiga, fala, converse, ficar só achando que ele não pensa em você, não vai adiantar. Eles funcionam assim, papo reto, essas 4 fases da resposta sexual, para eles é linear e é como libertar a tensão da vivência dele da pornografia ao longo do dia, dos papos de homem que na maioria das vezes está relacionado à mulher, às fantasias e a sexo.
Para nós mulheres, a resposta sexual é circular, principalmente para as que já vivem dentro de um relacionamento longo. E só você sabe o que precisa para chegar lá, portanto você precisa guiá-lo e orientá-lo, dizer que você mulher não funciona da mesma forma. Caso contrário, vai ficar chupando dedo e ter que se contentar só com os brinquedinhos, ao invés de desfrutá-los junto com o parceiro e apimentar ainda mais a relação.
O que você prefere, se contentar só com um pau de borracha, ou enquanto ele te penetra ser estimulada também pelo brinquedinho?
Para aumentar a vontade de ter relação
Fase 3 – Orgasmo
Fase curta e intensa. Para os homens dura cerca de 3 a 10 segundos e para a mulher a duração é maior, aproximadamente 20 segundos.
O orgasmo é o ponto alto, é o clímax do prazer que você identifica através da taquicardia, respiração acelerada, sudorese e/ou sensação de frio ou calor; contrações involuntárias dos músculos do corpo, pélvico e esfíncter anal; liberação de noradrenalina e ocitocina. Sensação de intenso prazer, de perda dos sentidos, de desligamento do mundo externo.
E quero aproveitar aqui para dizer que para as mulheres é possível ter orgasmos múltiplos, não importa onde se tenha, se é clitoriano, vaginal, “Ponto G”, o importante é a sensação de prazer. O fato de você não conseguir ter um orgasmo vaginal, não significa que você não saiba o que é ter um, entendeu?
Outro detalhe é que para os homens, eles podem sim ter orgasmos sem ejaculação, o orgasmo seco que chamamos. Isso ocorre devido a musculatura estar fortalecida e dessa forma a musculatura consegue aprisionar o sangue no pênis, mantendo a ereção e consegue controlar a ejaculação. Por isso, a importância do homem fazer exercícios íntimos também. Alguns homens afirmam que a sensação de prazer ao atingir um orgasmo sem ejacular, é tântrica.
Mas, como aumentar a vontade de ter relação ou até mesmo chegar a ter orgasmos, principalmente para a mulher se a etapa 1 e 2 sequer foram estimuladas? Mas Cris, eu sinto desejo por ele e mesmo assim tenho dificuldades para atingir um orgasmo? De nada adianta sentir desejo, se o seu parceiro não colocar mais lenha, como falei antes, a mulher é igual a um forno a lenha, ela vai aquecendo aos poucos. Então, se existe o desejo, mas se ele não for alimentando, logo se apaga antes mesmo de pegar fogo de verdade.
Para os homens, como são visuais, basta nos olharem e já estão prontos, além de que para eles a excitação é mais rápida, pois a quantidade de sangue que precisa ser levada para o pênis é em torno de 40ml a 80 ml. Enquanto que para as mulheres são necessários cerca de 400ml de sangue para preencher todo o assoalho pélvico.
Ou seja, precisa estar com a musculatura forte para aprisionar esse sangue, manter a ereção do clitóris e ter uma lubrificação mais intensa. E o clitóris sem ereção, você vai esfregar, esfregar, esfregar e não vai sentir nada.
No entanto, precisamos das preliminares, precisamos ser estimuladas, preparadas, e você precisa deixar claro ao seu par como você gosta. Senão, dificilmente terá lubrificação, terá prazer e atingirá o orgasmo.
Aqui reforço mais uma vez a importância de a musculatura pélvica estar fortalecida, assim ajuda nesse preenchimento sanguíneo aumentando a lubrificação.
Fase 4 – Resolução
Aqui entra na fase de relaxamento muscular, sensação de bem estar geral, alívio, cansaço. A média brasileira para chegar até aqui é em torno de 20 minutos de relação sexual. Mas só isso Cris? Aqui em casa eu já passei disso, já foi até uma hora ou mais. Mas não, se você for cronometrar, dá exatamente isso, é rápido mesmo pra chegar nessa fase.
Após o orgasmo, o homem fica mais sonolento, há uma grande elevação do nível de prolactina produzido no corpo e ele entra no período refratário, de descanso e não pode produzir uma nova ejaculação sem que esse período de descanso ocorra, mesmo que o estímulo sexual se mantenha ou até se intensifique.
Enquanto, que para a mulher, devido ao potencial multiorgástico e ao ciclo de resposta sexual ser circular, ela consegue ter outros orgasmos se for estimulada logo após o primeiro. Não precisando desse período refratário, de descanso entre um orgasmo e outro. Agora você entende quando você fica agitada na maioria das vezes e querendo mais e ele na maioria das vezes vira para o lado e dorme.
Então, amiga não ligue se logo em seguida ele cair no sono e não dar bola pra você. É que para ele funciona assim mesmo. Não se sinta abandonada! Apenas respeite esse tempo de descanso que ele precisa e reinicie a prática quando ele estiver pronto novamente ou peça para que se ele quando não estiver muito cansado, que prossiga te estimulando e te levando às alturas.
Bom o que você precisa fazer agora é analisar em qual dessas fases você precisa melhorar aí, seja sozinha ou com o seu parceiro. Só assim você poderá iniciar as medidas para aumentar a vontade de ter relação.
Gostou, me ajuda a ajudar mais pessoas.
Compartilha!
0 Comentários