Sentir ciúmes é completamente natural. Este sentimento está presente em todos os seres que se relacionam de forma afetiva, exemplo, nas relações amorosas, familiares ou entre amigos. Mas como controlar o ciúme?
Não escolhemos ter ciúme. Ele simplesmente acontece quando gostamos de alguém e esse canaliza sua atenção para outra pessoa ou coisa.
O que diferencia um ciumento do outro, é a intensidade e a forma como ele lida com esse sentimento.
No entanto, nós temos como escolher como nos comportar diante desse sentimento que nos traz dor e desentendimentos.
Por isso, separei aqui algumas formas de comportamento que lhe ajudarão a entender como controlar o ciúme de uma vez por todas.
1 – Controlar o sentimento
É natural quando possuímos afeto por uma pessoa e ela dá atenção a outra, nos sintamos incomodados. Porém é importante sabermos controlar esse sentimento, para evitar que ele nos faça mal e também à pessoa que gostamos.
Mas como controlar o ciúme? Como controlar esse sentimento?
Quanto mais você se conhece, mais você consegue se entender e perceber o que desencadeia essa sensação e o que faz com que suas reações saiam do controle.
Se autoavalie, perceba o porquê está sentindo aquilo? Qual a razão? Buscar se entender e se conhecer, nos ajuda a entender também o outro. Além do mais, dessa forma evitamos criar ilusões em nossa mente.
2 – Elevar a autoestima e o amor próprio
Olha eles aí de novo. A autoestima e amor próprio são base essenciais para qualquer relacionamento.
No entanto, com a autoestima elevada, você perceberá seu real valor e aceitará que pode ter um relacionamento feliz e saudável.
Primeiramente você deve acreditar na sua capacidade de se amar, para depois amar o outro.
Quem não acredita em amor próprio, geralmente não crê que o parceiro(a) seja capaz de amar.
Para te ajudar, vou deixar algumas dicas que vão te ajudar a elevar sua autoestima e dessa forma saber como controlar o ciúme:
- Se olhe no espelho e analise sinceramente o que te deixa para baixo? Depois trace planos para resolver cada ponto que lhe desagrada.
- Ao invés de ficar vasculhando o celular do parceiro(a), dedique o tempo para cuidar de você.
- Cuidar do corpo é importante, portanto, vá à academia, ou faça alguma atividade física que você goste. Se exercitar libera serotonina, o neurotransmissor do bem-estar, do prazer. Logo você se sentirá bem consigo mesmo.
Se mesmo com essas dicas, você ainda não se sente autoconfiante, clica aqui para ver como é possível você desenvolver sua autoconfiança e amor próprio.
3 – Diferencie ilusão de fatos reais
Quando se tem ciúme, quanta coisa a gente inventa e imagina não é? Criamos cada coisa em nossa cabeça e só depois de dar merda, percebemos que não era nada daquilo.
Portanto, não de asas à sua imaginação. Saiba diferenciar ilusão, de fatos reais. Ilusão são coisas que você inventou na sua mente.
Não é porque achamos alguém bonito na rua, significa que estamos interessados nela. Todo mundo faz isso e é bem natural.
4 – Controle a impulsividade
Note que quando você tem ciúme e não se controla, sai falando um monte de bobagens, tudo que vem à sua mente, sem pensar nas consequências. Esse é o resultado de agir por impulso.
Por isso, a forma de diminuir os resultados negativos causados pelo ciúme, é controlar o impulso e medir as palavras. Reflita antes de iniciar uma discussão, analise se são fatos reais ou apenas coisas de sua imaginação.
5 – Aprenda a confiar
Confiança é tudo em um relacionamento saudável. Sem ela o relacionamento não significa nada. No entanto, sabemos que não depende apenas de uma pessoa só para conseguir confiar.
No início da minha relação, o Leo não tinha autoestima elevada, achava que eu era muito pra ele. Vivia se questionando o que eu havia visto nele? Que eu era bonita demais pra ele, e por aí vai.
Foi aí que começaram as crises de ciúmes dele. Leo se sentia inseguro, e por isso a desconfiança passou a falar mais alto. No entanto, coube a mim mostrar a ele o quanto eu o amava. A cada dia eu buscava demonstrar o que eu sentia, com atitudes, e ao longo do tempo, ele passou a confiar e também a se sentir bem consigo mesmo.
Ou seja, aprenda a entender essas atitudes que a outra pessoa lhe dá, pois com certeza, se ela também te ama, irá fazer isso e tentar evitar que vocês se desentendam ou separem por falta de confiança e ciúme.
6 – Saiba conversar
Olha o diálogo aí de novo. Mais um pilar para manter um relacionamento feliz e saudável. Portanto, se tem algo que lhe aflige, nada melhor que conversar. Expor o que você está sentindo para o outro de forma saudável, faz com que a pessoa reflita e exponha o lado dela também.
Tão bom quando a gente põe pra fora aquilo que nos aflige e vemos que no fundo não era nada, só bobagem da nossa cabeça, não é?
7 – Não somos donos de ninguém
Quando iniciamos qualquer relacionamento, independente do nível (seja namoro ou casamento), você deve estar ciente de que isso não significa que você é dono da pessoa. Alimentar um sentimento de posse ilusório é um dos piores erros que você pode cometer.
Para que seu parceiro(a) permaneça a seu lado, ele deve se sentir conquistado(a) e amado(a), “e não uma propriedade sua”!.
O amor liberta, não prende!
Respeitar a individualidade um do outro é fundamental para manter um relacionamento saudável.
Bom, espero que essas formas de como controlar o ciúme possa ter lhe ajudado. Apesar de parecer difícil se livrar desse sentimento, quando você ama de verdade a pessoa que está ao seu lado, e acredita nesse relacionamento, você com certeza irá analisar a dimensão do seu ciúme e irá buscar salvar a sua relação.
Compartilha!
0 Comentários