7 Dicas Infalíveis para Manter um Relacionamento Feliz e Saudável

Os casais reclamam frequentemente sobre o casamento cair na rotina, e da dificuldade de manter um relacionamento feliz e saudável. Como resultado vemos um desgaste no relacionamento a dois, convivendo com brigas e com a saúde da relação em risco.

Na realidade da vida a dois, manter um relacionamento feliz e saudável em meio a tantos desafios, é um exercício diário e de paciência.

Eu sou prova disso, e busquei as melhores formas de manter a minha relação saudável e ser mais feliz no meu casamento.

 Por isso, separei aqui algumas dicas infalíveis que funcionam para mim, de como manter um relacionamento feliz e saudável, mesmo em meio às turbulências da vida moderna. Confira!

Como manter um relacionamento Feliz e Saudável?

Para manter um relacionamento feliz e saudável e também ser duradouro, é necessário cuidado diário. É um exercício de muita paciência. No entanto, se você tem interesse de permanecer junto com o seu parceiro(a), manter um relacionamento feliz, com certeza irá seguir as dicas abaixo.

1- Amor

Agora eu te pergunto: é possível estar em uma relação a dois sem amor?

Acho que não né? Se você está, repense, já há algo de muito errado.

Amor é um dos principais fatores para manter um relacionamento feliz  e saudável.

Portanto, quem ama fala, expressa o sentimento. Nada de escondê-lo! Ou de esperar o parceiro dizer que ama para depois você também dizer.

Pratique dizer “Eu Te Amo” diariamente e você verá como é bom ouvir e falar o que sentimos um ao outro. Como isso aproxima e acalma a relação. Sou prova viva disso!

Quem não gosta de amar e ser amado, não é?

2- Respeito

 

Pra mim amor e respeito andam juntos. Quem ama, respeita o outro.

Um casal que vive em harmonia, com certeza se respeita, respeita a individualidade um do outro.

Além do mais, sabemos que temos desejos, ideias e pensamentos diferentes, mas cabe a nós, respeitarmos a opinião, o desejo do outro.

Uma das coisas que me intrigava quando o Leo, meu marido, chegava em casa, era ele em determinado momento, ficar na dele, como senão desse a mínima pra mim.

Certamente aquilo me incomodou e conversamos sobre. Ele me explicou que ele, não somente ele, mas em geral os homens, tem uma caixinha do momento. E que aquele, era o momento em que ele entrava nessa caixa e ficava lá, no mundo dele. Vendo as notícias de futebol, etc. Atraído por coisas que os homens gostam.

Portanto, entendi, respeitei e nunca mais cobrei a atenção dele, pois notei que de fato ela existia e que aquilo era só um momento.

Quem ama respeita!

3- Aceitação

Aquela toalha molhada em cima da cama é realmente motivo de briga? E aquela calcinha pendurada no box?

Pense nas coisas que realmente são importantes e que fazem diferença no dia a dia. Não discuta o que não for primordial.

Aceite os erros do seu parceiro(a)! Aceite o jeito do seu parceiro(a) ser!

Muitos relacionamentos acabam desgastados por pequenos conflitos desnecessários. Mais que natural estarmos um pouco estressado e acabar descontando essa frustração no seu parceiro(a). Por isso, pense duas vezes antes de levantar a voz ou usar palavras duras.

É claro que se algo lhe incomoda, você deve, sim, falar e mostrar sua insatisfação. Mas isso deve ser feito com cuidado, sem críticas. Um simples: “amor, eu não gosto que você coloque a toalha em cima da cama, ela deixa o colchão molhado”. “Amor, eu não gosto que você deixe a calcinha no box, me parece desleixo”, já é o suficiente.

4- Deixar livre

 

O amor liberta, não prende!

Nada de ficar fuçando no celular do parceiro. Lembra da individualidade? Então respeite!

Confiança é tudo para manter um relacionamento feliz e saudável. Somos humanos, muito mais que natural darmos uma olhadinha quando passa alguém que achamos bonito(a). Não tem nada demais isso. Não estamos traindo.

Estaríamos, se estivéssemos fazendo isso por trás do nosso parceiro.

É tão chato quando temos certas atitudes:

  • Fuçar no celular
  • Fazer cobranças fúteis
  • Controlar a roupa que o outro usa
  • Ciúmes besta
  • Duvidar do outro

Existem inúmeras coisas chatas, que se eu for citar, fico aqui eternamente.

Entretanto, acho tão legal e saudável a gente poder comentar um pro outro, que achamos uma mulher ou um homem atraente. Quer liberdade melhor que essa?

Ou você prefere continuar sendo aquela pessoa que só pode falar, quiçá para seu amigo(a), que achou alguém atraente? Desnecessário né?

5- Diálogo

Muitas vezes, relações desgastadas, são frutos de mágoas passadas que não receberam a devida atenção. Dialogue sempre! Que mal tem nisso? A tão mal falada DR, é o caminho mais eficiente para resolver os problemas.

Como eu mesmo falo nas dicas acima, saber falar, dialogar é importante. Fale o quanto antes o que lhe incomoda, mesmo que lhe pareça pequeno. Pequenas chateações podem se tornar grandes desentendimentos no futuro. Não deixe que isso aconteça!

Quando criamos o hábito de dialogar, a conversa flui naturalmente, ambos percebem que existe algo a ser dito e falam abertamente, sem medo.

Além do mais, é importante o parceiro saber o que lhe aflige. Deixar tudo às claras é a melhor maneira de evitar que probleminhas voltem a acontecer.

6- Divirtam-se

Ter vida social é importantíssimo para a relação

Na maioria dos casos, o pensamento que acerca a grande maioria dos casais é: “Casei, agora acabou a vida de balada!”. Te digo o contrário, encontrei no Leo e ele em mim, uma parceria pra vida.

 Sabemos que em alguns casos, onde se tem filhos, isso fica cada vez mais difícil, pois a preocupação prioritária, passa ser com eles. No entanto, é primordial reservar momentos especialmente para o casal.

 Separe, nem que seja um fim de semana, ou um fim de semana no mês, para vocês dois saírem com os amigos. Como é importante conversarmos, nos distrairmos, sair da rotina, dar boas risadas, estar com os amigos, dividir a vida com eles.

 Isso é muito saudável para a relação. Notem que quando chegam em casa, já estão mais felizes e animados, prontos pra outra!

Ter um momento a dois aproxima mais o casal

 

Gosto tanto dessa parte, quando estamos só nós dois, nos divertindo, falando sobre tudo, dando gargalhadas, namorando. Quer melhor companhia que o seu parceiro(a)? Se você que está lendo isso não concorda, reveja, ou siga essa dica e divirta-se com ele(a).

 Além de ter vida social, é importante reservar um tempo só pra vocês dois, seja ir a um bar, um restaurante, cinema, viajar, fazer qualquer coisa só os dois, nem que seja ficar em casa vendo Netflix.

 Namorar é tão bom, fora que vocês nunca vão perder esse hábito que era feito lá no início quando se conheceram.

 Eu considero o Leo meu eterno namorado, adoro namorar ele e ele a mim. No entanto, aos olhos das pessoas que não sabem quanto tempo estamos juntos, pensam que somos um casal de namorado novo. Por que será?

7- Agradeça, Elogie e Peça desculpas

O hábito de agradecer vai se perdendo ao longo do relacionamento. Sempre agradeça por pequenas gentilezas, reconheça os méritos um do outro e perdoe os erros.

Essas três atitudes são transformadoras na vida do casal.

Reconheça os esforços um do outro, aceite os erros, lembra da dica 3, “Aceitação”?

Nós costumamos elogiar a comida um do outro, agradecer quando um ajuda à família um do outro e sempre pedimos desculpas quando cometemos um erro.

Entretanto, somente se desculpar e continuar cometendo os mesmos erros também não dá. A saúde do seu relacionamento depende de vocês!

Espero que tenha gostado das dicas. Minha intenção aqui é ajudar. Por mais que lhe pareça algo familiar, muitas vezes esquecemos de praticar. 

Se tiver alguma dúvida, fique à vontade para entrar em contato.

 

Compartilha!

 

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Adorei as dicas! Em casa eu sinto falta da minha caixinha, meu espaço para sair ou ficar sozinha. O marido tb é cabeça dura emocionalmente e não entende o quão importante pra mim são algumas das reclamações que faço 😞 Pra mim um dos pontos mais importantes em um relacionamento saudável é ter toneladas de paciência 😊😊😊

    • Obrigada Eliza. De fato todos temos que ter nossa caixinha e respeitarmos isso. A dica que te dou é: veja a forma que você coloca suas “reclamações”. Falo isso na dica “Aceitação”. Saber falar é tudo em uma relação. Bj

  2. Que texto inspirador, necessário e sincero. Eu aprendi muito vendo como vocês cultivam o casamento, e sei que muito do que vivo e aplico hoje no meu casamento vem do tempo que convivi com vocês. Acredito que os relacionamentos baseados em amor, respeito e parceiria são muito mais duradouros e felizes 🙏

    • Obrigada Pri. Muito bom saber disso e saber que nós, como casal, podemos contribuir nos relacionamentos do amigos e das pessoas. Essa será minha missão aqui. Poder ajudar as pessoas serem mais felizes em seus relacionamentos. Bjus

  3. Se todos pudessem estar disponíveis para aprender como o texto diz, que com respeito, amor e reciprocidade de constrói uma relação linda como a de vocês e a gente pode sim ser eternos namorados, o mundo com certeza seria um lugar muito melhor!

    • Obrigada Tamy. Sempre falo, não são os opostos se atraem, mas sim os “Dispostos”. Portanto, quem está disposto a no mínimo essas 7 dicas, com certeza terá um relacionamento feliz e saudável.

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.