7 Dicas de Como Acabar com a Insegurança no Relacionamento

Você tem medo de perder seu parceiro(a), se sente insegura(o), mas não sabe como acabar com a insegurança no relacionamento?

Então esse artigo é para você!

A insegurança é um dos piores inimigos de um relacionamento causando desconforto emocional na pessoa insegura e podendo arruinar a relação a dois.

Portanto, é necessário se livrar dela para poder desfrutar de uma vida a dois de forma feliz e saudável.

Dessa forma, separei aqui algumas dicas que vão te ajudar a entender o porquê você sente tanta insegurança e conseguirá se livrar desse sentimento tão ruim que pode levar ao fim da sua relação.

7 Dicas de Como Acabar com a Insegurança no Relacionamento

Naturalmente o ciúme será o reflexo da sua insegurança. Quando você não está completamente satisfeito consigo mesmo, é normal que apareçam medos que desequilibram o amor próprio e despertam a desconfiança em nós mesmos e nos demais, desencadeando o ciúme.

O medo de que nosso parceiro(a) nos abandone por alguém ou o medo de terminar uma relação por achar que não vamos encontrar mais ninguém.

Agora, como acabar com a insegurança no relacionamento, seu eu sinto tudo isso acima?

Vamos às Dicas de como acabar com a insegurança no relacionamento:

1- Se valorize

A primeira dica certamente é essa. Cuide de você, se valorize! Invista em você cuidando do seu visual, fazendo algum curso que te faça sentir que está crescendo. Conviva com outras pessoas, faça novas amizades.

Tenha atitudes que te faça se sentir que você é fera. Não seja dependente do seu parceiro(a).

Dessa forma, não tem como seu par não querer cuidar de você diariamente, pois ele notará que você é uma pessoa confiante e dona(o) de si. No entanto, não vai querer te perder.

Caso isso não aconteça, pode ter certeza que essa não é a pessoa que te mereça, porém, você tem um valor enorme para entender e acreditar que merece muito mais.

2- Analise o que te deixa com insegurança

Determine quais são as situações que despertam sua insegurança. Analise qual é a verdadeira razão de seu comportamento e como reage diante dessas situações.

E uma vez que tenha a resposta, se proponha, na próxima vez que essa situação ocorrer, a agir diferente, tomando cuidado com o que diz e isolando pensamentos negativos de sua cabeça.

3- Aprender a controlar o ciúme

Para aprender como acabar com a insegurança no relacionamento, é necessário identificar seus sentimentos e reconhecer o que te causa ciúme.

Por que teme ser abandonado, trocado?  Por que você acha que alguém pode ser melhor do que você a ponto de te causar essa insegurança toda?

Se a resposta for física, dessa forma, busque cuidar do seu corpo e da sua saúde.

Lembra da primeira dica? Sim, aprenda a se valorizar, no entanto, se para você se sentir segura(o), está relacionado ao seu corpo. Faça atividade física, melhore sua alimentação.

Corra atrás de algo que te faça se enxergar melhor.

Se estiver atrelado ao lado emocional, concentre-se em você, pense mais de forma positiva.

Umas das coisas que funcionam e muito comigo é praticar o Mindfulness (Exercícios de atenção plena). Como por exemplo, praticar meditação, prestar a atenção na sua respiração, praticar Yoga.

Esse tipo de atividade irá lhe fazer ter mais atenção e consciência do seu corpo, lhe trazendo mais positividade e felicidade.

4- Não mendigue atenção

Se você está percebendo que a pessoa não está te dando tanta bola assim, como era no começo, saiba que isso infelizmente é natural em uma relação a dois.

Depois de um certo tempo é natural dar essa desligada, principalmente os homens. Porém, isso não significa que a pessoa não gosta mais de você.

No entanto, se você já entendeu de novo a dica 1, já sabe que você tem seu valor e não precisa mendigar nada. Quando você mendiga atenção, pode ter certeza que é nessa hora que você não a terá.

Veja exemplos de mendigar a atenção e se você já se pegou fazendo isso:

  • Você não me manda mais mensagens;
  • Não fala mais que eu sou bonita(o);
  • Por que você não conversa mais comigo? ….

Cobranças desse tipo são chatas, portanto, deixe de cobrar. Deixe fluir naturalmente que a pessoa perceberá que você não cobra mais e irá voltar a te elogiar, conversar contigo e não se sentirá na obrigação de ter que fazer só porque você pediu.

5- Controle as expectativas

Uma das maiores dificuldades de uma relação, principalmente no início, é a de entender que o outro não é perfeito. Ele tem fraquezas, problemas, altos e baixos e inúmeros defeitos, como qualquer ser humano.

Se você imagina estar se relacionando com alguém acima do bem e do mal, imune às tentações, está enganada e vai se decepcionar.

Não deixe a insegurança te dominar cada vez que o outro fizer algo que te chateie. Pelo contrário! Acredite no sentimento de vocês e se fortaleça.

Você não é perfeita(o), nem ele(a). Se espera se relacionar com alguém para se sentir feliz é melhor parar antes de começar!

A sua felicidade não está no outro. A sua felicidade está em você. Não terceirize essa responsabilidade para ninguém. Você é única exclusivamente responsável por você, por sua felicidade.

É claro que existe, sim, muita gente sem-vergonha, galinha mesmo, e que não aguenta conviver com a ideia de se relacionar com uma pessoa só.

Mas te garanto que a grande maioria das pessoas, assim como você, estão dispostas a encarar um relacionamento de verdade.

Lembre-se que nem você e nem a outra pessoa são perfeitos e não deixe a insegurança aprofundar os pequenos deslizes que ambos cometerão ao longo da trajetória.

6- Aprenda a virar a página.

Como citado acima na dica número 5, ninguém é perfeito, portanto, erros são cometidos. Porém, saiba deixar de lado certas discussões desnecessárias.

Se não deixar para lá cada discussão anterior por ciúme ou algum comportamento que pareceu incorreto do seu parceiro(a), ambos mergulharão em uma infelicidade infinita.

Evite que isto ocorra propondo encerrar uma discussão e nunca mais falar dela.

Existem tantas coisas mais importantes para ambos fazerem, por que ficar martelando certas coisas?

E pode notar que o que você mais gosta de discutir, são coisas inúteis, problemas muito pequenos que não levam a nada. Na realidade que só levam sim, ao desgaste da relação. Dessa forma, não maximize as coisas.

Seja tolerante e aprenda a valorizar e desfrutar dos bons momentos. Esses sim valem a pena serem relembrados.

7- Dialogue sempre

Diga o que sente claramente. Ninguém entende indiretas, muito pelo contrário, você só vai se irritar, pois a pessoa não entendeu o que você quis dizer.

Ficar fazendo cena, birra, caras e bocas, são atitudes de pessoas inseguras. E honestamente ninguém é obrigado a entender esses sinais hediondos que você está dando.

Chame a pessoa para conversar, diga o que você está sentindo e porquê você está se sentindo assim.

A comunicação é uma arte que poucos casais dominam. Afinal, alguns se calam por medo de magoar o outro e outros que discutem demais, a toda hora, fazendo barracos, escândalos, que não levam a lugar algum.

No entanto, se diferencie disso, aprenda a se comunicar claramente e acima de tudo calmamente. Saber usar as palavras no momento certo, não tem remédio melhor.

Eu te proponho um a ajuda de um profissional para mudar o seu comportamento.

Pois tenha certeza que não é falta de amor que existe na sua relação, mas apenas atitudes erradas que podem ser melhoradas clicando aqui.

 

Autoavaliação

Se você chegou até aqui você acredita ser uma pessoa insegura, mas vamos ver se você se encaixa nas questões abaixo:

  • Eu não me valorizo, estou sempre me desprezando e querendo elogios;
  • Estamos brigando muito ultimamente por desconfiança minha: estou sempre implicando com o celular do meu parceiro(a) ou com o trabalho e sempre acho que está falando com outra pessoa;
  • Eu não me sinto completa, achei que seria 100% feliz com ele(a), mas ainda tenho problemas;
  • Às vezes meu par quer ficar um tempo mais distante, sem conversar muito. Há algo de errado comigo?
  • Sempre brigamos quando tento falar sobre algo, é como se não falássemos a mesma língua e ele(a) nunca entende o que quero dizer.

 

Bom, agora que listamos juntos alguns dos problemas mais comuns, bora identificar aonde você está errando? Certamente com atitudes simples de dar mais espaço para o parceiro(a), entender que ninguém é perfeito e entender bem as dicas acima, você já irá conseguir passar por esta fase e se sentir uma pessoa mais segura.

 

Espero muito ter te ajudado. Não deixa de me dizer se gostou e comentar aqui. Compartilha também com mais pessoas que precisam ler esse artigo.

Até mais!

 

Compartilha!

 

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.